CUIDADOS COM OS PÉS

Os pés, muitas vezes esquecidos por nós, são muito importantes para a saúde do nosso corpo. São a primeira parte do corpo que entra em contato com o chão quando andamos, saltamos ou corremos. Por isso, é fundamental que eles estejam íntegros, sem dor e “funcionando” correctamente.
São muitas as condições que podem afectar os pés. Um problema pode vir de um simples calo, que dói e é esteticamente feio, até uma patologia mais grave, que limita a pessoa na realização das suas actividades de vida diária. Portanto, é fundamental saber um pouco sobre as patologias e algumas dicas de como cuidar os nossos pés.
cuidado com os pés
Cuidados com os pés

Principais patologias nos pés

Antes de saber como devemos cuidar os nossos pés, vamos entender um pouco mais o que pode afetá-lo. As principais patologias do pé são:
• Fascite plantar
• Esporão de calcâneo
• Metatarsalgia
• Neuroma de Morton
• Dedos em garra e em martelo
• Sesamoidite
• Joanete (hálux valgo)
• Hálux rígido
• Calos
• Bolhas
• Neuropatia (pé diabético)
Note-se que a quantidade de problemas e dores relacionados nos nossos pés é grande. Todas estas patologias têm o que podemos chamar de origem mecânica, ou seja, tem algum fator relacionado ao movimento, stress e sobrecargas no nosso corpo. Além destas patologias também existem má formações (problemas genéticos e de nascença); doenças neurológicas, que afetam o pé; e traumas, como fraturas, amputações, etc.

Como cuidar do pé

Para cuidar do seu pé é fundamental tomar medidas preventivas, caso não tenha dores; ou se tiver, tentar resolver o mais rápido possível para que o caso não se agrave.
Como prevenção, as pessoas devem procurar usar calçado adequado, ou seja, com tamanho ideal (em média um calçado 15mm maior que o tamanho do pé), com bom amortecimento para prática de atividade física e evitar o uso de saltos altos em excesso. Deve-se ter uma prática regular de atividade física, com intensidade, frequência e volume de treino adequados (orientado por um profissional). Além disso, realizar alguns exercícios específicos para os pés pode ajudar, assim como alongamentos. Por fim, manter um cuidado especial com a higiene dos pés (lavar e secar bem), cuidar das unhas (é indicado ir ao podologista) e verificar sempre a condição da pele do pé.
No caso de dores nos pés é indicado fazer uma boa avaliação com um profissional, para que o diagnóstico do problema e da sua respectiva causa seja preciso. Porque uma pequena dor pode-se tornar um problema maior e uma condição no pé pode afetar outras regiões do corpo.
Usar palmilhas sob medida é uma ótima opção para prevenção e cura de problemas nos pés. A palmilha ortopédica redistribui a pressão na planta do pé e alinha as articulações, reduzindo a probabilidade de lesões, aumentando o conforto e resolvendo problemas de dores.
cuidados com os pés 2
Dicas de cuidados com os pés

Procedimento de avaliação do pé

• Avaliação com Podologista;
• Inspeção do pé em geral (pele, ossos, músculos);
• Identificação dos locais das dores nos pés, tornozelos e joelhos;
• Avaliação via palpação dos pés para verificar pontos de rigidez dos pés;
• Mensuração das pressões plantares;
• Filmagem da marcha (caminhada).

Cuidados com pés diabéticos

O diabético deve ter um cuidado ainda mais especial com os pés, por conta da neuropatia diabética (perda de sensibilidade nos pés. Seguem algumas dicas para o cuidado dos pés, que pessoas com diabetes devem ter:
• Examinar os pés diariamente e ver se há bolhas, fissuras, cortes, pele seca ou vermelhidão.
• Lavar os pés diariamente.
• Enxugar sempre muito bem entre os dedos.
• Cortar as unhas do pé regularmente, não muito curtas e em linha reta.
• Usar sapatos adequados (espaçosos, protegidos e sem costura) e não utilizar o mesmo sapato todos dia. É importante ter pelo menos dois pares de sapatos.
• Tratar dos pés com um Podologista.
• Fazer a avaliação da sensibilidade nos pés com um profissional.
• Utilizar palmilhas sob medida para redistribuir pressão na sola dos pés: não são invasivas e não há contra indicação nem risco.
• Procurar tratamento com o seu médico se bolhas ou lesões nos pés não cicatrizarem rapidamente.

DOR NO JOELHO

Dor no joelho é um assunto muito amplo e envolve diversas causas e diferentes patologias. A característica mais importante da articulação do joelho é a de que ela é a mais instável do membro inferior. A estabilidade depende do bom funcionamento de várias estruturas, como meniscos, ligamentos e principalmente os músculos. Além disso, o alinhamento do joelho tem grande influência nessa estabilidade e na vulnerabilidade para lesões.

dor no joelho
1. Dor no joelho

Principais lesões no joelho

Os tipos de lesões no joelho usualmente variam com a faixa etária das pessoas. Normalmente, os indivíduos jovens sofrem com as lesões agudas, como lesão de menisco, lesões ligamentares, síndrome de atrito da banda iliotibial (SABI – tipo de dor na lateral do joelho), síndrome da dor femoropatelar (SDFP – tipo de dor anterior no joelho), tendinites e bursites, que estão relacionadas com a prática desportiva. Já os indivíduos mais velhos sofrem com as lesões mais crónicas, como artrose, que é uma lesão de desgaste da cartilagem do joelho.
dor no joelho 2
2. Regiões específicas de dor no joelho

Causas das dores no joelho

Uma das principais causas é o desalinhamento da articulação do joelho. Um joelho com o alinhamento normal tem uma boa distribuição de carga sobre as superfícies articulares e mantém um bom espaço articular entre os lados, já no joelho desalinhado, em valgo, por exemplo, há uma descarga maior na parte lateral. Isto tem relação com algumas lesões como a artrose do compartimento lateral. No desalinhamento em varo, no qual os joelhos ficam mais separados, como o de alguém que monta a cavalo, a descarga de peso é muito maior na parte medial do joelho, onde existe a compressão, e na lateral ocorre o estiramento das estruturas. Este tipo de alinhamento tem relação com tendinites e artrose do compartimento medial.
dor no joelho varo joelho torto
3. Joelho varo

dor no joelho valgo joelho torto
4. Joelho valgo

Por terem ligação com muitas estruturas e sofrerem a influência de diversos fatores, as dores no joelho precisam de uma avaliação minuciosa de um profissional capacitado, para um diagnóstico e tratamento precisos.
O joelho é uma articulação cuja estabilidade depende muito da musculatura, e o risco de lesão é muito maior quando existe excesso de peso, desalinhamento e falta de força muscular, além da idade também influenciar (quanto mais velho maior a probabilidade de desgaste). Com isto, precisamos de ter cuidados com alguns fatores:
  • Sedentarismo: Além de favorecer o excesso de peso, deixa a musculatura mais fraca e qualquer atividade que venha a ser realizada (como subir escadas) sobrecarregará muito mais os joelhos.
  • Excesso de carga, treinos e atividades desportivas de alto impacto e intensidade: podem levar a lesões, ainda mais se houver um desalinhamento.
  • Traumas prévios, fraturas, lesões ligamentares e meniscais sem tratamento adequado: Enfraquecem a musculatura, deixam os joelhos mais suscetíveis a novas lesões e podem acelerar o processo de desgaste.

Como tratar e prevenir as dores no joelho

O joelho é a articulação de sustentação do corpo mais acometida pela artrose. Para prevenir o desgaste e o aparecimento de dores, o indivíduo deve procurar saber se existe algum tipo de desalinhamento que possa trazer prejuízos futuros, além disso, precisa de manter o peso ideal e melhorar a força da musculatura. Para isso deve:

  • Fazer uma avaliação para verificar se existe algum desalinhamento;
  • Fazer fisioterapia para melhorar os sintomas, o equilíbrio e a força muscular;
  • Usar joelheiras (após indicação médica) para estabilizar o joelho;
  • Utilizar palmilhas personalizadas

Palmilha personalizadas para dores no joelho

Estas palmilhas proporcionam o realinhamento dos pés e tornozelos através de cunhas corretoras e, consequentemente, evita o desalinhamento nos joelhos e redistribui as pressões nos tornozelos e pés, eliminando a dor. Além disso, promove um maior amortecimento de impacto, o que auxilia na eliminação e na prevenção de dor.
dor no joelho palmilha pés sem dor
5. Palmilhas para dor no joelho

A cunha interna é ideal para corrigir o desalinhamento em valgo, pois ajuda a levar para fora o joelho que está para dentro. Já a cunha externa faz com que o joelho que está em arco seja alinhado para dentro.